MÁRCIA CARVALHO

Não tenho mais tanta vontade de transar. E agora?

Márcia Carvalho falou sobre caminhos para renovar sua energia sexual - Foto: Nelson Miranda/ Edu Graboski/ Divulgação
Márcia Carvalho falou sobre caminhos para renovar sua energia sexual - Foto: Nelson Miranda/ Edu Graboski/ Divulgação
Márcia Carvalho

por Márcia Carvalho

Publicado em 22/08/2023, às 04h04

Se a falta de libido está te preocupando, vem cá que vou te explicar o que pode estar acontecendo. E mais, te dar um caminho para renovar sua energia sexual. Tudo o que vou falar aqui vale para homens e mulheres, independente de idade.

Primeiro: vamos entender que a libido nada mais é do a vontade de sentir prazer, seja no sexo, na masturbação ou em outras atividades. A libido é a carga energética que tem relação com a sexualidade, mas não está diretamente ligada somente ao órgão genital.

Por isso, é importante entender se você não tem vontade de sentir prazer – seja masturbação ou outras técnicas e atividades – ou de relacionar com outras pessoas.



Se você respondeu que não sente a necessidade de ter prazer, bingo: sua libido está realmente baixa. E isso pode acontecer por traumas, alterações hormonais e repressões sociais.

Simples: uma mulher pode se tocar sempre, sentir prazer, mas não necessariamente transar, por exemplo. Assim também pode acontecer com o homem.

De repente você passou a trabalhar mais, encontrou mais prazer em construir sua carreira profissional, por exemplo, e deixou o prazer – ou o sexo – de lado. Ou, no caso das mulheres, está mais dedicada e realizada à maternidade e não tem mais desejo pelo parceiro.

E isso, mais cedo ou mais tarde, precisa ser tratado. Afinal de contas, a energia sexual é vital para a nossa vida. Mesmo que você acredite que não.

A libido é a energia que move qualquer ser humano a se relacionar com tudo, sejam pessoas, ambientes e até objetos. Se não fosse a tal libido, nós, seres humanos, não teríamos iniciado nossa relação com o mundo e não a valorizaria.

E normalmente, a falta de libido ainda está ligada a falta de estímulos com base sexual. Muitas doenças, incluindo mentais, podem estar relacionadas com a falta ou baixa energia sexual como depressão e estresse. É aí que entra a terapia tântrica que tanto falo para vocês.

O tantra é capaz de tratar e curar a falta de libido. Afinal, a técnica reequilibra nossa energia, trabalha mente e corpo, e mais: nos mostra novos pontos de prazer. Conhecendo melhor nosso corpo, elevamos nosso nível de prazer. E, portanto, sentimos mais vontade de chegar ao orgasmo. E de transar também.

Na terapia tântrica, passamos pela reeducação sensorial, com toques e massagem, onde o prazer e o afeto são explorados de forma 100% consciente e com um propósito não só sexual, expandindo a energia como um todo.

Não encare a baixa energia sexual como uma besteira, algo supérfluo ou normal. Dê atenção para isso, recupere sua libido e permita viver melhor e mais feliz. O tantra pode te ajudar muito, garanto.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.