EDUARDO GRABOSKI

Brasil terá versão da NBC, maior TV aberta dos EUA; emissora será lançada em breve

Canal deve ser lançado no segundo semestre, estúdios e cenários serão inspirados no formato americano - Foto: Divulgação
Canal deve ser lançado no segundo semestre, estúdios e cenários serão inspirados no formato americano - Foto: Divulgação
Eduardo Graboski

por Eduardo Graboski

Publicado em 07/03/2024, às 20h01

Um novo canal de TV chegará ao Brasil ainda neste ano. Trata-se de uma versão da NBC, maior rede de TV aberta dos Estados Unidos. Por aqui, o canal ganhará o nome de CNBC Times Brasil e enfrentará gigantes como CNN e Globonews.

A iniciativa de trazer a rede para cá é de Douglas Tavolaro, ex-CEO da CNN Brasil que antes foi diretor de jornalismo da Record TV.

Na verdade, Tavolaro já tem experiência nesse tipo de negociação com emissoras internacionais. Em plena pandemia, ele trouxe para o Brasil a CNN, ditando uma nova ordem no jornalismo e mexendo no mercado ao contratar grandes âncoras, inclusive da Record e da própria TV Globo.



Um tempo depois, ele desfez sua parceria na CNN e passou a estudar o mercado. Agora, Tavolaro anuncia a novidade envolvendo a NBC, maior rede dos EUA com foco em negócios e economia.

Porém, no Brasil, o canal vai ampliar sua cobertura, oferecendo inclusive entretenimento. Isso demonstra que o novo empreendimento está atento a preferência dos brasileiros e que não vai contar só com ‘conteúdo enlatado’.

Douglas Tavolaro, responsável pelo novo canal, já trouxe a rede CNN para o Brasil - Foto: Divulgação
Douglas Tavolaro, responsável pelo novo canal, já trouxe a rede CNN para o Brasil - Foto: Divulgação

 

O lançamento deve ocorrer no segundo semestre de 2024, com formato inédito, diferente do original americano. Além disso, a CNBC Times Brasil será multiplataforma, presente em TV, web e redes sociais. A sede da emissora ficará em São Paulo, com correspondentes nas principais capitais.

Outro diferencial é que a rede passará a transmitir no Brasil os famosos ‘breaking news’, com os principais acontecimentos do mundo em tempo real. Algo que não se vê por aqui até então. Mesmo com grandes investimentos, Globo e a própria CNN ainda demoram para noticiar se comparados à agilidade da NBC.

Espera-se, portanto, uma nova revolução no meio jornalístico. E mais: um novo padrão de qualidade quando o assunto é notícia em tempo real. As ‘concorrentes’ terão que avaliar mudanças e ficar de olho na gigante americana que promete dominar a audiência no Brasil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.